Definição
O teste de confiabilidade ou arrancamento é uma das técnicas para avaliar se houve uma boa fixação entre a barra roscada, o chumbador químico e o concreto. O teste não pode ser a única forma para avaliar a qualidade da instalação dos dispositivos. Não existe nenhuma norma que regulamente a força mínima ou máxima para realização do teste, isso deve ser uma análise realizada pelo Engenheiro responsável pela instalação e deve compor no projeto e/ou memorial de cálculo.
Vantagens:
- Avaliação da qualidade da adesão: Permite verificar se a adesão entre os materiais é forte o suficiente para resistir às forças de arrancamento esperadas na queda do trabalhador.
- Padronização de processos: Ajuda a estabelecer padrões de qualidade e critérios de aceitação para a fabricação de peças aderidas.
- Identificação de defeitos: Pode revelar defeitos de fabricação, como contaminações na superfície aderente, inconsistências na preparação da superfície ou problemas no processo de adesão.
- Design e desenvolvimento de produtos: Auxilia no desenvolvimento de novos produtos, garantindo que as juntas aderidas atendam aos requisitos de resistência e durabilidade.
Existe um grande mito no mercado sobre a realização do teste com uma força de 1500kgf, entretanto, não é bem assim. A NR-18 exige que o dispositivo de ancoragem resista a uma carga de trabalho de no mínimo 1500kgf, e não que se deve testar com essa carga.
O que é feito quando o trabalhador sofre uma queda no Cinturão de segurança? Ele é descartado, correto?! Pois o equipamento sofreu forças próximas a sua carga de ruptura. Sendo assim, o que deve ser feito quando se testa um dispositivo de ancoragem com uma carga de 1500kgf e lauda ele para 1500kgf?!
Se não ficou claro para você, entre em contato conosco que iremos te auxiliar em seu projeto!